sexta-feira, 5 de abril de 2013

Alterações que levam a reações no mercado e no consumidor


Os consumidores cada vez mais perdem poder de compra, o que tem agitado as discussões sobre a economia nacional. O programa imagens de marca desenvolve o tema do consumo:
O consumo de marcas brancas tem aumentado, o atual cenário económico é propício a este efeito que se tem vindo a deparar no consumo das famílias. Cada vez mais as marcas próprias têm apostado na inovação e na qualidade, estas já não passam despercebidas e começam a apostar no mundo da publicidade, o que lhes dá um certo reconhecimento.

Problemática: O preço assume mais peso na escolha dos produtos, mas nem tudo tem preço.
A TNS desenvolveu um estudo sobre as categorias bloqueadas (categorias como a cerveja, higiene e beleza nas quais as marcas de distribuição “marcas brancas”, não conseguem instalar-se), em que explica esta problemática. Os motivos para a existência destas categorias bloqueadas podem ser, a baixa oferta de marcas brancas, ou porque, a marca de fabricante tem uma representação forte no mercado, que faz valer a sua força.
As reações dos consumidores são cada vez mais tomadas em conta, este vídeo apresenta uma nova tecnologia “Eyecam” (permite gravar e monitorizar o campo da visão do consumidor, regista o número de vezes que o consumidor olha para um suporte publicitário), com isto comprova-se que as empresas reagem em função do consumidor, ao fazer este tipo de estudos.
A inovação é uma palavra de ordem, para atrair os consumidores, e leva a um aumento do negócio, é exemplo disso a Luso Fruta que criou uma bebida refrescante em que combina a Água mineral natural de Luso com o sumo natural de fruta.
A Coca-Cola marca agora a diferença na Austrália, com o lançamento de uma campanha que proporciona ao consumidor a possibilidade de consumir uma bebida com o seu próprio nome.


Por outro lado, com as alterações de mercado algumas empresas, como a Odisseia ao verem a sua maior concorrente a encerrar (Vida é Bela), torna-se líder no negócio das experiências.
Vivemos num mundo em constante alteração, o mesmo acontece nos mercados, as empresas têm que reagir a estas alterações encontrando a melhor resposta para os consumidores.
“ (…) Não se iluda, os clientes, atuais e potenciais, são os seus verdadeiros patrões
Nuno Gomes, vice presidente da BICS e diretor-geral do BIC Minho.
Grupo II




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