quarta-feira, 3 de abril de 2013

BUZZ MARKETING - A ERA DO MARKETING VIRAL

" A chave é criar-se um vírus que motive e cative, originando a divulgação"


Buzz Marketing, ou Marketing Viral, é uma técnica de marketing que explora as redes socias já existentes (facebook, twitter, Hi5...) como meio de comunicação e divulgação, com o objectivo de obter aumentos significativos de conhecimento de marcas, serviços ou  produtos.
Esta técnica tem como efeito espalhar uma mensagem por meio do "boca-a-boca", criando uma corrente que difunde a comunicação por milhares de pessoas. É o modo mais eficiente e económico de colocar o nome de uma marca na boca de todos. A mensagem transmite-se através de processos similares à expansão de um vírus.
Neste tipo de campanhas a ideia é potenciar a própria curiosidade humana, resultando de uma partilha desses conteúdos pelos seus contactos de forma rápida e espontânea.
 





Um exemplo de marketing viral foi o realizado pela T-Mobile, uma das principais operadoras de telecomunicações da Europa.
No final do mês de Abril a empresa enviou mensagens aos seus clientes dizendo para se deslocarem à Trafalgar Square, em Londes, num determinado dia e hora.
Apareceram na praça cerca de 13500 pessoas. Foram-lhes entregues microfones sem fios e nos altifalantes ouvia-se a música "Hey Jude" dos Beatles. A letra da música aparecia num ecrã gigante. Começou então um enorme karaoke de 13500 vozes, e à medida que mais pessoas iam aparecendo mais vozes ecoavam por todos os presentes.
Desta forma a empresa conseguiu uma excelente divulgação da sua marca.








Outro exemplo interessante foi efectuado pela Coca-Cola. Realizado em Sidney, na Austrália, uma divertida e criativa interacção com o público através da campanha "Share a Coke", na qual os consumidores podiam enviar uma mensagem com o nome desejado, que aparecia no lugar da marca junto com " Share a Coke with..." num outdoor interactivo.
A campanha incentiva as pessoas a dividirem uma Coca-Cola com os amigos ao encontrar uma garrafa que contenha os seus nomes.
No Facebook é possível criar uma lata personalizada e compartilhar com os amigos.
Foram obtidos resultados positivos: aumentou o consumo, o volume de vendas bem como a presença da marca na sociedade australiana.



Grupo 7   

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