sábado, 27 de abril de 2013

Marketing de guerrilha

Guerrilla marketing é um termo norte-americano, criado por Jay Conrad Levinson, considerado o “pai do marketing de guerrilha”, surge na década de 70, num contexto no qual a publicidade causava a desconfiança do consumidor em relação à oferta dos produtos.


É uma estratégia composta de diversas ferramentas que permitem ter os seus dispositivos reconfigurados no tempo e espaço, de acordo com a realidade, os recursos e as intenções do anunciante.
Jay Levinson descreve o marketing de guerrilha como uma estratégia capaz de “atingir as metas convencionais, tais como lucro e alegria, com métodos não convencionais, como investir energia em vez de dinheiro.”.
Ao adaptar os conceitos e práticas da guerrilha bélica para os negócios, demonstra que pequenas empresas podem adotar táticas alternativas de marketing para sobreviver nos mercados atuais, cada vez mais competitivos.
Assim, pode-se afirmar que o marketing de guerrilha é caracterizado como uma alternativa para as pequenas empresas, pois propõe uma maneira criativa de se pensar outras aplicabilidades para certos dispositivos, sem os altos investimentos.
Serve também para as grandes empresas, como uma estratégia complementar às campanhas publicitárias que procuram estabelecer mais interatividade.
Porém, na atual sociedade saturada de informação, grandes empresas começam a utilizar o Marketing de Guerrilha no seu marketing-mix para atingirem os corações e mentes do seu público-alvo e trazerem uma atitude irreverente às suas marcas.
A criatividade e as formas inusitadas de chamar a atenção pra um produto é uma das grandes vantagens.


Principais ferramentas de ação do marketing de Guerrilha


Arte Urbana

A arte urbana, ação também chamada de marketing de rua ou intervenções urbanas. Este tipo de ação teve início com artistas de bairro, que utilizam o grafite, as esculturas, instalações e cartazes, para difusão de uma expressão e talento relacionados com as cidades e a vida nos grandes centros urbanos








Flashmob

Multidão Espontânea é a tradução literal para o termo flash mob. É uma performance organizada num local, sem ensaios prévios, onde o precursor da ação apresenta um plano de ideias a ser seguido por todos. O objetivo principal é aparecer, ser visto, causar impacto pelo movimento e a diferença.

FLASH MOB - TAP


Land Art - Arte da Terra

Como o próprio nome diz, relaciona-se às obras que transformam um espaço natural utilizando o ambiente como suporte e ferramenta. 







Grupo 15

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