segunda-feira, 22 de abril de 2013

O ciclo de vida do MySpace


   O MySpace é uma rede social dedicada ao panorama musical tendo sido comprada em Junho de 2011 pela Specific Media LLC e pelo cantor Justin Timberlake.
   Assim como qualquer produto ou serviço, o MySpace tem um ciclo de vida.



O início (introdução): 2003-2005

   O MySpace foi fundado em Agosto de 2003 por funcionários da eUniverse que decidiram imitar as características de outra rede social, a Friendster. Em 10 dias, a primeira versão do site, com uma completa estrutura estava pronta para o lançamento. O projecto foi supervisionado por Brad Greenspan (Fundador da eUniverse) que conseguiu uma equipa de programadores e recursos fornecidos pela eUniverse. Os primeiros usuários do Myspace eram funcionários da eUniverse e a partir daí é que o resto das pessoas passaram a poder inscrever-se.
   O site foi até 2002 utilizado como armazenamento de dados online e partilha local e só em 2004, houve a transição para site de rede social. Chris DeWolfe (o primeiro CEO do MySpace) sugeriu que fosse cobrada uma taxa para o serviço Myspace mas Brad Greenspan (CEO e fundador da eUniverse) rejeitou a ideia, pois acreditava que para torná-la uma comunidade bem-sucedida, era preciso que esta fosse livre.


Aumento da popularidade (crescimento e maturidade): 2005-2008

   O Myspace rapidamente ganhou popularidade entre adolescentes e adultos jovens. Em Julho de 2005, a News Corporation (empresa-mãe da Fox Broadcasting) adquiriu o Myspace por 580 milhões de dólares. Num ano, Myspace triplicou em valor de seu preço de compra. Em Janeiro de 2006, a Fox anunciou planos para lançar uma versão britânica do Myspace. Eles lançaram uma versão na China e, desde então, lançou programas semelhantes em outros países. A conta 100000000 foi criada em 9 de Agosto de 2006, na Holanda.
   A partir de 2005 até o início de 2008, o MySpace foi a rede mais visitado social no mundo e em Junho de 2006 superou o Google como o site mais visitado nos Estados Unidos.
   No seu auge, quando a News Corporations tentou fundi-lo com o Yahoo! em 2007, o Myspace foi avaliado em 12 bilhões de dólares.


Declínio: 2008-2012

   Em 19 de Abril de 2008, o Facebook ultrapassou o Myspace no Alexa rankings. Desde então que o Myspace tem sofrido uma contínua perda de adesão e há vários factores que têm sido citados pelos usuários que como adolescentes eram a maior audiência da rede social em 2006 e 2007, passaram a utilizar o Facebook. Um deles foi o facto de que ele ficou preso a uma "estratégia "de construir uma audiência em torno de entretenimento e música, enquanto Facebook (com a compra do Instagram) e Twitter (com a compra da plataforma musical We Are Hunted) lançaram continuamente novos recursos para melhorar a experiência de rede social. Outro deles foi o facto de ter colocado no site, ainda mais anúncios publicitários, o que fez com que se tornasse lento e mais difícil de usar enquanto que com o seu rival Facebook, acontecia o contrário. Um dos problemas com que o MySpace se deparou foi ter criado um grande leque de produtos mas de baixa qualidade, produtos esses onde se encontravam falhas frequentemente e eram lentos, daí terem nota negativa em alguns testes realizados. Para além disso, o MySpace teve problemas particulares com o vandalismo, phishing, malware e spam que ele não conseguiu reduzir, fazendo com que o local parece desprotegido.
   O Myspace tentou redefinir-se como um site de entretenimento social, focando-se mais em música, filmes, celebridades e TV, em vez de se focar no conceito de rede social. Este também desenvolveu um linkup com o Facebook, que permitiria a músicos e bandas gerenciar seus perfis do Facebook. O CEO Mike Jones acabou dizendo que o Myspace agora é uma "oferta complementar" ao Facebook  e "não é mais um rival".
    Em Março de 2011, os dados de pesquisa de mercado divulgados pela comScore sugeriam que o Myspace tinha perdido entre 63 a 95 milhões de usuários no ano anterior. No final de fevereiro de 2011, a News Corporation colocou oficialmente o site para a venda, que foi estimado que valesse entre 50-200 milhões de dólares.
    Em Junho de 2009, a rede social em decadência contava com cerca de 1.600 funcionários. Desde então, a empresa passou por várias fases de demissões e até Junho de 2011, Myspace o número de funcionários foi reduzido para cerca de 200.
    Em 29 de Junho de 2011, o MySpace anunciou aos parceiros por e-mail que tinha sido adquirida pela Specific Media mas não revelou a quantia. Isso foi revelado pela CNN que informou que o Myspace teria sido vendido por 35 milhões de dólares, "muito menos do que os 580 milhões de dólares que a News Corporation pagou em 2005”. Rupert Murdoch passou a chamar a compra do Myspace um “enorme erro”.


O novo MySpace

   A 24 de Setembro de 2012, um dos donos, nomeadamente Justin Timberlake, twittou um link para um vídeo mostrando um Myspace com um novo layout que é apelidado de "new Myspace".
   Durante os meses seguintes, o novo MySpace começou sua fase de testes beta fechado para new.myspace.com. No novo site pode.-se inscrever quer pelo método clássico do MySpace, que por Facebook ou mesmo Twitter. A principal característica do novo Myspace é um "Tipo de Pesquisa" onde o usuário começa a digitar e um ecrã de pesquisa aparece com os assuntos mais relevantes para essa pesquisa. O layout geral do Novo Myspace é um estilo de rolagem lateral, onde os usuários se deslocam para os lados, em vez de para cima e para baixo. Por volta da meia-noite de Domingo, 13 de Janeiro de 2013, o novo Myspace entrou na sua fase beta aberta.




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