sexta-feira, 5 de abril de 2013

Pepsi e o Super Bowl Halftime Show 2013


   A Pepsi é uma marca de refrigerantes com sabor a cola que tem como grande rival a Coca-Cola.

   Sendo esta última a maior marca de cola no mercado, a Pepsi tem constantemente que arranjar um modo de se manter em alta no mercado. Como? Uma das maneiras foi, este ano, optar por patrocionar um dos maiores eventos americanos: o Super Bowl Halftime Show.

   O Super Bowl Halftime Show é um espectáculo que acontece entre o 2º e 3º quarto do jogo do Super Bowl (um jogo do campeonato do National Football League estadunidense).

   Dependendo do artista, as visualizações rondam os 100 milhões em cada ano. Qualquer artista daria seu braço direito para ter acesso a tanta audiência, artistas esses que planeiam com meses de antecedência a sua estratégia de marketing. Ao criar uma campanha temática, as marcas fazem com que os seus fãs e seguidores estejam envolvidos, fazendo com que a informação certa seja entregue às pessoas certas no momento certo.

   A artista que a Pepsi patrocinou este ano foi a cantora Beyoncé Knowles. A marca de refrigerantes se comprometeu a gastar cerca de 40 milhões de euros, não só nas tradicionais aparições promocionais, comerciais mas também em projectos criativos da cantora de forma com que tudo isso contribua para o lado da marca.

   Sobre a escolha da cantora, o chefe de marketing da Pepsi, Frank Cooper revelou:  

"Tudo começou no segundo semestre desse ano e isso realmente começou em torno dessa ideia de que nós tínhamos que conseguir um artista com um verdadeiro alcance global. Alguém que tivesse uma base de fãs em vários territórios ao redor do mundo e que os valores se associassem aos nossos - essa ideia de ser positivo e viver o agora. E depois disso, nós fomos atrás de um artista que estivesse realmente interessado em uma parceria de verdade, não em apenas encher os bolsos. Isso é sobre como criar um conteúdo para seus fãs e consumidores, e isso nos levou direto a Beyoncé. Nós começamos a esboçar um acordo e jogando umas ideias pra fora, e aqui estamos nós."

   Beyoncé começou por gravar o usual comercial de 30 segundos. A partir desse momento, a promoção da presença da cantora no espectáculo foi sempre a crescer. Três meses antes do show, ela postou uma foto sua com o tema futebol no seu site com a legenda “Countdown to Touchdown”.





 Entre anúncios e fotos, Beyoncé e a sua patrocinadora oficial estavam por todo o lado.

Publicidade em Times Square



   Cerca de um mês depois do espectáculo, o compromisso entre a cantora e a marca continua, tendo sido anunciado no próprio site da marca que a Pepsi está a patrocinar a “The Mrs. Carter Show World Tour”, nova tour mundial de Knowles.



Grupo  16

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