terça-feira, 7 de maio de 2013

A Evolução dos Logotipos

A Evolução dos Logótipos de várias marcas famosas



Quem tem uma empresa com certeza sabe da importância de se ter um bom logótipo  Mais importante ainda é vincular a ideia de qualidade a este logótipo, criando assim o conceito de “marca”.
Mas, será que para por aí? Seria correto manter sempre aquele velho logótipo só por acharmos que as pessoas estão mais “acostumadas” a ele?
Os factos actuais dizem que: não! Não é bom manter seu logótipo estagnado enquanto se tenta fazer crescer a empresa . Alguns poderiam pensar “mas eu tenho esse logótipo há anos, não posso mudar agora”. E é aí que começa o maior engano.
O mundo só pode continuar sua evolução porque as pessoas foram obrigadas a aceitar mudanças. É interessante ressaltar que muitas dessas mudanças foram para melhor!
À medida que as tecnologias foram surgindo, as empresas foram se adaptando. Antes era raro ter alguma empresa na Internet. Hoje é algo muito comum (e necessário, eu diria). E, como essas empresas vão se modernizando há também a necessidade de que tudo à volta dela se modernize. Falo de funcionários treinados para determinada função, uniformes e embalagens personalizados, decoração do local personalizado, tudo para manter a identidade da “empresa moderna”.
E aí vem a questão: sendo uma empresa moderna, que imagem você quer passar para seu cliente? Certamente algo do tipo “sou moderna e tenho os melhores produtos/serviços”, não é? E o que geralmente é a “cara” da empresa?

O logótipo.

Sim, o logótipo é a imagem que representa sua qualidade, é a imagem que tenta passar, em poucos traços e cores, o coração da empresa. Como então poderíamos deixa-lo estagnado, enquanto a empresa tenta crescer? É quase como querer colocar um motor super potente em um fusca: ele pode até ser bom por dentro, mas por fora ninguém vê do que ele é capaz. E como empresários, temos que querer que nosso “fusca” torne-se um “super carro” por inteiro, e não apenas por dentro, onde as pessoas podem não estar vendo.
E antes que alguém pense “porque eu faria isso se ninguém mais está fazendo?”, eu digo: “Muito pelo contrário!”. A verdade é que muitas empresas gigantes estão investindo na modernização de seus logótipos exactamente para evitar o desgaste de imagem, e para modernizar a visão que as pessoas tem da empresa. Afinal, de que adianta investir tudo em infra-estrutura e abandonar o logótipo ao século passado? Para termos uma ideia mais concreta disso, vamos ver algumas marcas importantes que se modernizaram. Repare bem como o conceito dos logótipos foram mudando com o passar dos anos:


























Como pudemos ver, as empresas transformaram seu logótipo ao longo do tempo devido à necessidade de modernização, para que a qualidade pudesse ficar estampada de forma clara. Já imaginou se, por exemplo, a Nokia mantivesse aquele logótipo com o peixe? Ou se a Apple continuasse com aquele quadro com uma faixa? Seria bem estranho, dá para se imaginar.
É claro que você não vai precisar mudar seu logótipo todas as vezes que fizer algum tipo de inovação. O que você tem que analisar é: seu actual logótipo reflecte toda a modernidade de sua empresa? Mostra a qualidade e singularidade de seus produtos e serviços? Está adequada ao mercado sempre crescente? Tem a ver com o público-alvo?
Tente fazer essa pergunta a outras pessoas que não estejam directamente envolvidas com a marca, pois falar da própria empresa não é fácil. Geralmente nos apegamos a esse tipo de coisa, e na hora de avaliarmos acabamos julgando mais com o coração do que com a razão, e isso pode ser altamente prejudicial. Por isso a dica de fazer as perguntas acima a outras pessoas (pelo menos 10 opiniões diferentes).
Podemos notar ao longo dos anos muitas mudanças no mercado, não apenas com logótipos  mas também o design de embalagens, design de sites, e até personagens! Duvida? Veja os exemplos abaixo:









Esses personagens que já são tão conhecidos entre nós tiveram que evoluir de acordo com a evolução do mundo, das cores e das formas. Talvez se o Mickey continuasse da mesma forma que era em 1928 não estivesse mais fazendo sucesso hoje. A propósito, o nome de Mickey Mouse era originalmente “Mortimer”. 
Lembre-se sempre que um bom logótipo pode chamar a atenção de mais clientes.
Evolução, sempre!

Grupo 11

2 comentários:

  1. Boa tarde Grupo 11,

    Na nossa opinião, a marca e a imagem de um negócio são essenciais para o sucesso de uma empresa. Podemos afirmar que, marcas bem conhecidas que estavam a entrar em declínio ao terem a atitude de alterar o seu logótipo para outro mais atrativo, moderno e de fácil memorização conseguiram salvar a reputação da marca (como por exemplo a Malboro).
    Assim, criar e usar corretamente o logótipo é das principais preocupações que uma empresa deve ter para reforçar a sua imagem, personalidade e, acima de tudo, o seu sucesso.
    Daí, podemos dizer que o logótipo se designa como sendo a forma como o nome da marca é representado graficamente, pela sua correta representação em desenho. O logótipo deve ser simples, objetivo e comunicativo. Para isso, as empresas devem abdicar de grandes detalhes, efeitos gráficos exagerados e de uma vasta quantidade de cores que impedem o logótipo de ser fielmente reconhecido e relembrado.
    Quando o logótipo é criado, também se inicia a fixação da sua marca perante os consumidores. Eles aprenderão a associar aquela imagem com os produtos ou serviços desenvolvidos pela empresa e esse sim, é um ponto especial do logótipo.
    Como vemos através das imagens, do vosso artigo, as empresas têm vindo a desenvolver os seus logótipos para melhor fixação dos consumidores.
    Apesar de o tema ser interessante achamos que deveriam ter explorado melhor o tema e envolverem-se mais na temática.

    Grupo VIII

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    1. A temática abordada pelo grupo 11, na nossa opinião, foi bem explicada ao longo de toda a publicação. As referencias iniciais às características e funções dos logótipos deixam o leitor esclarecido quanto à definição dos mesmo, entendendo desta forma, quem está a ler, que o logotipo é essencial para uma empresa, sendo este a simbologia que remete o consumidor para determinada marca/objeto.
      Para finalizar a sua publicação, os colegas referiram a importância de haver um acompanhamento entre a evolução da empresa e a evolução do logótipo, fazendo a excelente comparação, através de imagens, dos vários logótipos que marcas/empresas por nós reconhecidas ja utilizaram, verificando-se que a grande parte destes exemplos, não optaram pela criação de logotipos novos, mas sim pelo aperfeiçoamento dos antecessores.

      Grupo 6

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