sexta-feira, 17 de maio de 2013

Marketing de Causas Sociais



Atualmente os valores e os objetivos de uma empresa devem ir de acordo com o que realmente interessa aos seu público, sendo cada vez mais necessários que as empresas, contribuam para o desenvolvimento social da comunidade onde estão inseridas, que proporcionem condições dignas de trabalho aos seus colaboradores, investindo na melhoria da capacidade destes com o objetivo de obter retorno em produção e satisfação pessoal e que tenham cada vez maior preocupação com o meio ambiente.
Uma definição para Marketing de Causas Sociais, poderá ser  uma ferramenta estratégica de marketing e de posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social.
         Caso as empresas utilizem da melhor forma este tipo de marketing, ele se tornará uma forte ferramenta estratégica de posicionamento, associando a marca de uma empresa a uma questão ou causa social, resultando que ambos os lados irão beneficiar.
         Derivado da exposição da midia a estas causas, as empresas que realizam o marketing de causas sociais valorizam as suas marcas informando o consumidor que na eventual compra de seu produto, que estará a ajudar a sociedade ou o meio ambiente em geral. Este tipo de marketing faz com que o cliente pense que, de alguma maneira, ele terá a sua parte na restauração da sociedade.
         No marketing de causas sociais, a empresa deve assumir um compromisso de longo prazo com a causa, devendo sentir orgulho dessa relação e procurar divulga-lo, só assim o consumidor notará que esse compromisso é genuíno inspirando neste maior sentimento de confiança, e com isto as hipóteses de originar uma reação negativa ou de oposição durante a campanha serão muito reduzidas. 
         Uma das empresas que mais utilizaa este tipo de marketing é o McDonalds, como por exemplo na campanha do McDia feliz. 





Grupo 17

3 comentários:

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  2. O marketing social diferencia-se do marketing de causas sociais, pois este último, tem associado uma causa, tendo por objectivo sensibilizar o seu público-alvo.

    Como sabemos, o marketing de causa sociais tem sempre associado duas vertentes, uma empresa e uma instituição de "caridade". Normalmente o elo mais forte é a entidade que torna mais visível uma acção. Como por exemplo o continente que "dá a cara" pela missão sorriso.

    (http://www.youtube.com/watch?v=LYxRDWc03zM )

    O marketing de causas sociais é cada vez mais importante num mercado tão competitivo como aquele em que nos encontramos. Por vezes, as causas sociais sofrem por falta de visibilidade, um problema que pode ser resolvido se as entidades, como é o caso do McDonald´s, ajudarem na divulgação das mesmas.
    De facto, quando o consumidor se identifica com determinada causa está mais receptível e disponível para ajudar.

    Neste marketing é fundamental que se passe uma imagem clara, aberta, transparente e honesta. Por exemplo, divulgando ao consumidor o objectivo principal da causa, e que valor reverte a favor dessa mesma.

    Porém, existem causas que provocam dúvidas no consumidor quanto à sua finalidade, como por exemplo, a Popota. Apesar de pertencer à mesma entidade (continente) não é tão transparente como a missão sorriso, acabando, muitas vezes, o público-alvo por associar a Popota apenas ao continente e não a uma causa específica.

    (http://www.youtube.com/watch?v=szG2FXxGKAo)





    Grupo 4

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  3. Na nossa opnião o exemplo do Mecdonals é bastante adequado, para além do exemplo referido a marca tem também a FIRM (Fundação Infantil Ronald Mcdonalds) tem como objetivo a promoção e a realização de iniciativas que contribuam para o bem-estar das crianças e das suas famílias, sendo o seu principal projeto o das Casas Ronald McDonald.Com este tipo de marketing a marca gera reputação e desenvolve valores, estes são acompanhados pelos media os consumidores querem ver o que está por trás da marca.
    o Mecdonalds tem também cuidado com o ambiente apesar de terem embalagens bastante originais usam materias reciclados, por exemplo, as embalagens das batatas fritas ou das sanduiches são compostas por 72% de fibras recicladas. Os guardanapos de papel, o papel dos tabuleiros e os copos são em papel 100% reciclado.
    Na nossa opinião esta marca é bastante inovadora, original e diversificada e o facto de usar também o marketing de causas sociais gera uma boa imagem , existe um beneficio mutuo para a marca e as pessoas que beneficiam com a fundação.

    Grupo 10

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