sábado, 25 de maio de 2013

MARKETING VERDE, uma tendência e não uma moda


O Marketing verde e ambiental, é a solução das empresas desenvolverem novos projetos ambientais integrados na responsabilidade social e de qualidade de vida. A visão empresarial é ser sustentável, induzindo nos clientes e colaboradores, a inovação do verde ambiental, e com isso atrair o interesse da concorrência no mercado, fazendo a diferença pelo ecologicamente correto.
 O nosso globo tem recursos renováveis escassos e como cada vez somos mais ( cerca de 6 biliões), tornou se premente que a população se tornasse mais consciente e responsável, o que se tem verificado, pois o nível de formação e de informação assim o permite e essa forma de ver e viver o planeta tem sido crescente.
Com o aumento da consciencialização dos problemas ambientais, assistimos ao surgimento de uma nova classe:   “ consumidores verdes”
 Os consumidores verdes fomentam o consumo sustentável, onde se preocupam com toda a cadeia de produção, não se importando até de adquirirem produtos um pouco menos eficientes ou um pouco mais caros.
 Face a esta situação, as empresas sentem a necessidade de se adaptarem, pelo que conceitos básicos de "marketing verde ou sustentável" se tornam obrigatórios nos negócios. As empresas começam a posicionar as suas estratégias cada vez mais para este segmento que pode dizer-se que ainda é um nicho de mercado mas que cresce de forma permanente. Existem muitos setores, onde produzir verde, significa produzir a custos mais elevados, pois são necessárias mais incorporações e inovações tecnológicas e investigação, como na indústria da energia, onde por exemplo, são precisos imensas torres eólicas ou painéis solares espalhadas por vários pontos, para conseguir a energia que uma pequena e simples central de produção a carvão ou fuelóleo produz, pelo que a diferença está na produção e consumo sustentável. Mas para ser verde não basta vender um produto verde, toda a estrutura organizacional da empresa tem de adotar uma postura sustentável.
 As empresas devem ver o comportamento sustentável como uma oportunidade de melhorarem a sua eficiência e não como um custo. Com empresas e consumidores verdes forma-se também a economia verde, que irá trazer oportunidades de negócio e novos empregos “A chamada economia verde está a crescer de vento em popa. A Organização Mundial do Trabalho estima que até 2030, o setor será capaz de gerar qualquer coisa como 25 milhões de novos empregos” ( in expresso 27-4-2012)
Novos produtos, serviços, empresas vão emergir, com grandes oportunidades para a investigação e para o emprego pelo que podemos afirmar que a economia verde veio para ficar.

 
 
 
Grupo 12

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.