sexta-feira, 29 de março de 2013

Marketing Olfativo
 
"Cheiro a pão quente ou a chocolate pode ajudar muito nas vendas"
 
 
Com as técnicas conhecidas de Marketing cada vez mais exploradas, o olfato tem vindo a aparecer como nova arma para conquistar mercados. Procura-se agora criar uma estratégia de Marketing 
multi-sensorial.
O Marketing Olfativo é um recurso que as empresas utilizam para criar empatia entre os seus clientes, transformando o seu espaço num ambiente único.
Para explorar o nosso sentido mais fiel, o olfato, o Marketing Olfativo é uma ferramenta de marketing que tem sido utilizada em países Europeus, nos EUA  e em alguns países Asiáticos como o Japão e Coreia. Estes países foram pioneiros em pesquisas com fragrâncias e registaram resultados surpreendentes, o que incentivou a sua utilização como recurso de atração e fidelização de clientes. Cada vez mais as empresas têm associado as suas marcas a fragrâncias.
O Marketing Olfativo não se limita apenas à criação de aromas próprios nos pontos de venda, mas sim à criação de um "logótipo olfativo", uma marca olfativa e uma identidade nova que exprime o espírito da sua marca.






Como podemos verificar no vídeo publicado, a empresa usou o Marketing Olfativo para influenciar o comportamento dos consumidores, proporcionando-lhes um ambiente mais agradável e uma sensação de bem-estar através da difusão de fragrâncias colocadas nas condutas do ar condicionado.
"Quanto maior a felicidade, maior a probabilidade de comprar"



Exemplos de sucesso:
 
"A Nike testou o mesmo modelo de ténis, colocando-o em duas salas com a mesma ambientação, porém uma com fragrância floral mista e outra neutra. Resultado: 84 por cento das pessoas disseram ter gostado mais do calçado da sala perfumada. Os estudos mostraram que os cheiros de baunilha e lavanda são eficientes contra insónia e o cheiro de maçã verde, contra a enxaqueca.
No Casino do Hotel Hilton, de Las Vegas, a equipa do Smell Institut observou a quantidade de dinheiro apostado em três áreas diferentes, durante três fins-de-semana e constatou que com a introdução da fragrância certa, de aroma estimulante de confiança, as apostas cresceram 45,1 por cento e quando aumentada a intensidade da fragrância, 53 por cento."
Fonte: Diário de Notícias
 
 
"Empresa de design de perfumes registou em 2009 crescimento brutal na área do marketing olfativo
A empresa de design de perfumes "i-sensis" produziu em 2009 mais de 1100 litros de fragrâncias que aplicou em 25 referências novas e 28 mil produtos, entre os quais vários artigos de marketing olfativo para diferentes setores.
Vera Mata, uma das fundadoras da empresa com sede em S. João da Madeira, afirma que "essa área do marketing registou um crescimento brutal em 2009", manifestando-se numa maior oferta de cartões de visita perfumados, catálogos aromatizados e espaços ambientados com fragrâncias próprias.
O desenvolvimento de logótipos aromáticos para espaços comerciais e culturais explica, aliás, o aumento de 20 por cento que a i-sensis registou no seu volume de negócios, que passou de 100 mil euros em 2008 para 120 mil em 2009, devendo fixar-se nos 150 mil até ao final deste ano."
Fonte: Jornal de Notícias (publicado a 2010-04-09)
 
Grupo 7     

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