sábado, 25 de maio de 2013

MARKETING VERDE, uma tendência e não uma moda


O Marketing verde e ambiental, é a solução das empresas desenvolverem novos projetos ambientais integrados na responsabilidade social e de qualidade de vida. A visão empresarial é ser sustentável, induzindo nos clientes e colaboradores, a inovação do verde ambiental, e com isso atrair o interesse da concorrência no mercado, fazendo a diferença pelo ecologicamente correto.
 O nosso globo tem recursos renováveis escassos e como cada vez somos mais ( cerca de 6 biliões), tornou se premente que a população se tornasse mais consciente e responsável, o que se tem verificado, pois o nível de formação e de informação assim o permite e essa forma de ver e viver o planeta tem sido crescente.
Com o aumento da consciencialização dos problemas ambientais, assistimos ao surgimento de uma nova classe:   “ consumidores verdes”
 Os consumidores verdes fomentam o consumo sustentável, onde se preocupam com toda a cadeia de produção, não se importando até de adquirirem produtos um pouco menos eficientes ou um pouco mais caros.
 Face a esta situação, as empresas sentem a necessidade de se adaptarem, pelo que conceitos básicos de "marketing verde ou sustentável" se tornam obrigatórios nos negócios. As empresas começam a posicionar as suas estratégias cada vez mais para este segmento que pode dizer-se que ainda é um nicho de mercado mas que cresce de forma permanente. Existem muitos setores, onde produzir verde, significa produzir a custos mais elevados, pois são necessárias mais incorporações e inovações tecnológicas e investigação, como na indústria da energia, onde por exemplo, são precisos imensas torres eólicas ou painéis solares espalhadas por vários pontos, para conseguir a energia que uma pequena e simples central de produção a carvão ou fuelóleo produz, pelo que a diferença está na produção e consumo sustentável. Mas para ser verde não basta vender um produto verde, toda a estrutura organizacional da empresa tem de adotar uma postura sustentável.
 As empresas devem ver o comportamento sustentável como uma oportunidade de melhorarem a sua eficiência e não como um custo. Com empresas e consumidores verdes forma-se também a economia verde, que irá trazer oportunidades de negócio e novos empregos “A chamada economia verde está a crescer de vento em popa. A Organização Mundial do Trabalho estima que até 2030, o setor será capaz de gerar qualquer coisa como 25 milhões de novos empregos” ( in expresso 27-4-2012)
Novos produtos, serviços, empresas vão emergir, com grandes oportunidades para a investigação e para o emprego pelo que podemos afirmar que a economia verde veio para ficar.

 
 
 
Grupo 12

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Marketing Infantil




                   


           Num mercado tão competitivo como o atual, as empresas viram-se na necessidade de estarem mais atentas de modo a compreender o comportamento dos consumidores para se aproximar das suas necessidades e desejos. Apenas assim conseguirão desenvolver novos produtos e serviços, identificando melhores preços, meios de distribuição e promoções adequadas ao seu público-alvo.

O marketing infantil é uma estratégia de mercado ligada a produtos e serviços direcionados às crianças. Atualmente as crianças são as que tem um maior poder de compra sem possuírem dinheiro. 






             A influência das crianças no volume de vendas pode resultar dos seguintes fatores: 
        - Devido à informação que recebem dos média, as crianças começam a conhecer melhor os produtos, sabendo mais sobre eles, o que vai aumentar a sua capacidade de persuasão junto dos seus pais;
            - O número de crianças por família diminuiu o que fez com que aumentasse a influência de cada um deles;
         - Os casais que trabalham podem permitir que os filhos façam a escolha, já que têm capacidade para a pagar.




           Em suma, o papel desempenhado pela criança no seio familiar tem vindo aumentar nos últimos anos levando a uma elevada representatividade desta enquanto consumidora.  É notável o efeito da criança no comportamento de compra dos pais, já todos nós já verificamos esta situação nas nossas idas às compras. Contudo, as atitudes das crianças são provocadas, muitas vezes, pelos media. 

Exemplos: 




 



                                                                                                                                     Grupo 8