Num mercado tão competitivo como o atual, as empresas viram-se na
necessidade de estarem mais atentas de modo a compreender o comportamento dos
consumidores para se aproximar das suas necessidades e desejos. Apenas assim
conseguirão desenvolver novos produtos e serviços, identificando melhores
preços, meios de distribuição e promoções adequadas ao seu público-alvo.
O marketing infantil é uma
estratégia de mercado ligada a produtos e serviços direcionados às crianças.
Atualmente as crianças são as que tem um maior poder de compra sem possuÃrem
dinheiro.
A influência das
crianças no volume de vendas pode resultar dos seguintes fatores:
- Devido à informação que recebem dos média, as crianças começam a conhecer melhor os produtos, sabendo mais sobre
eles, o que vai aumentar a sua capacidade de persuasão junto dos seus pais;
- O número de crianças por famÃlia diminuiu o que
fez com que aumentasse a influência de cada um deles;
- Os casais que trabalham podem permitir que os
filhos façam a escolha, já que têm capacidade para a pagar.
Em suma, o papel desempenhado pela criança no
seio familiar tem vindo aumentar nos últimos anos levando a uma elevada
representatividade desta enquanto consumidora. É notável o efeito da criança no comportamento
de compra dos pais, já todos nós já verificamos esta situação nas nossas idas
às compras. Contudo, as atitudes das crianças são provocadas, muitas vezes,
pelos media.
Exemplos:
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