Marketing Sensorial, também baptizado como marketing de experiências, é uma estratégia que consiste em procurar a fidelização do consumidor através de um processo de diferenciação na escolha do produto que vai para além de acções como cores que cativem a atenção (Benetton, por exemplo), aromas que proporcionem a tranquilidade (como no caso do vídeo apresentado em seguida sobre as lojas Knot), sons que estimulem a permanência num ambiente (a Bershka nas suas lojas utiliza música direccionadas para os mais jovens) e sabores que surpreendam o paladar
Trata-se de levar o cliente a uma ercepção de valor única, proporcionando uma vivência memorável que o estimulará a repetir e difundir a experiência de consumo, independentemente do seu preço.
Este tipo de marketing remete a lembranças, negativas ou positivas, sempre que o consumidor retomar aquela ele poderá lembrar-se da marca, produto ou serviço em que a sensação é remetida. Analisa o comportamento do cliente e as suas emoções e visa criar um vinculo emocional entre o produto/serviço e o consumidor, utizando para isso diversas formas.
Exemplos:
Ao escolhermos uma loja a frequentar dependemos de vários factores, além dos elementos visuais e sonoros, umas das estratégias é o marketing olfactivo, que utiliza aromatizantes para estimular o olfacto dos consumidores. Se a KNOT possui o cheiro carinhoso que nos faz lembrar as coisas boas da vida, tal como a familia, o afecto, o carinho das crianças, então porque não vou à Knot ? Claro que vou, está é uma titude de garantir a fidelização!
Este tipo de marketing é eficaz porque os odores costumas rovocar reações imediatas, mesmo que de forma inconsciente. As memórias ligadas aos aromas tendem a ser intensas e cêm à tona com mais frequência do que as visuais, isto porque certamente lembramo-nos mais fácilmente do cheirinho da Knot do que propriamente da camisola cor-de-rosa que a loja vende. Investir em essências exclusivas para perfumar uma loja é forma forma de se fixar na memória olfactiva do cliente.
No final de 2011, a Coca-Cola inaugurou o seu primeiro posto de venda. Este quiosque está localizado no Brasil, num ambiente muito propicio para proporcionar uma experiência única ao público. Para que os consumidores possam viver a experiência da "Coca-Cola servida de forma perfeita", basta pressionar um botão que activa um vídeo onde o criador da Coca-Cola (Jonh Pemberton) explica qual a maneira perfeita da Coca-Cola ser servida. Então, a máquina abre e sai uma garrafa de Coca-Cola com a exacta temperatura de 3ºC.
Após esta experiência, o consumidor recebe um copo "contour" como brinde.
Para a promoção do novo barbeador Gillete Mach 3, a Gillete foi inovadora na sua comunicação. Para mostrar a preferência das mulheres por homens barbeados, a empresa decidiu utlizar num elevador pêlos artificiais em redor da cabine do elevador, na sua porta estava a foto de homemcom a pele totalmente lisinha, sem barba, com a seguinte frase: "Prefere assim ? 98% das mulheres também".
Uma acção bastante criativa e relativamente barata comparativamente com o investimento que a marca tem feito.
A Nokia utilizou para o laçamento do novo Nokia Lumia em Londres, a mais avançada tecnoligia 4D instalada no prédio MillBank Tower. A isto, juntou-se a música do DJ Deadmau5 sincronizada com várias imagens.
Um grande efeito visual!
Grupo 8
Para complementar esta publicação aqui seguem mais informações relativas a cada sentido:
ResponderEliminarVisão
Este sentido é o mais explorado pelos profissionais de marketing que confiam bastante em seus elementos, porque é o sentido mais poderoso. As cores, o tamanho e o formato são logo percebidos, influenciando, em alguns casos, nossas emoções mais directamente. Há quem diga que algumas cores, como a vermelha, criam sentimentos de excitação e estimulam o apetite, entretanto, outras como o azul são mais relaxantes.
Tacto
Desde o nosso nascimento que começamos a utilizar o toque para descobrir o mundo. Inicia-se no primeiro contacto com a mãe, na amamentação, brincadeiras, a dança, o abraço, o beijo, o cumprimento, etc. Todos necessitamos do toque, do afecto, de sentir na ponta dos nossos dedos o mundo que nos rodeia.
Olfacto
O aroma de uma rosa, o cheiro a terra molha, o pão acabado de cozer, um bolo a sair do forno, são cheiros inconfundíveis e que nos transportam ao longo do tempo e do espaço. O aroma não tem tempo, não tem espaço, não tem barreiras, permite-nos viajar no tempo sem qualquer tipo de preocupações. No entanto, muitas vezes é menosprezado e a sua utilização requer muita precaução, por exemplo nos ambientes empresariais, pois a grande maioria não tem conhecimento da sua importância. Mas, lembremo-nos da sua importância, basta pensarmos nos nossos antepassados, quando o cheiro os alertava para o perigo, nomeadamente para o fogo.
O aroma ideal para determinado público é uma difícil escolha, requer cuidado para não tornar o ambiente desagradável, causando enjoos, mal-estar ou repugnância aos seus clientes e funcionários. De facto, estudos mostram que o olfacto tem uma influência directa com o nosso amor. Veja-se o exemplo dos aromas dos perfumes, não se sentem melhor, mais atraentes, mais bem-dispostos, quando colocam o seu perfume preferido?!
Sabor
A diversidade de gostos são inúmeras e diversificadas têm em conta o contexto, as preferências, as práticas, os rituais, e por exemplo, a cultura da região em que o consumidor se insere influência bastante. Por exemplo, o Mc Donald`s não teve muito sucesso no Japão, pois estes preferem sabores mais naturais, algo que não se coaduna com a maioria dos produtos apresentados pela marca em questão.
Som
Quantos sons diferentes podemos ouvir durante nosso dia? E quantos desses podem nos irritar ou nos tranquilizar se os ouvirmos repetidas vezes? De facto, o som além de fazer parte do nosso dia-a-dia, torna-se um “instrumento” que influencia nosso humor e comportamento.
Retirado de OS 5 SENTIDOS DO MARKETING SENSORIAL
Publicado por carlosaraiva em Maio 1, 2011
http://carlosaraiva.wordpress.com/2011/05/01/os-5-sentidos-do-marketing-sensorial/
Grupo 11
A abordagem do tema “5 Sentidos do Marketing” ou Marketing Sensorial por parte do grupo 8 parece-nos uma abordagem sucinta e objectiva, pois de uma forma directa foi dada uma explicação do que se trata quando se fala de Marketing Sensorial, dando exemplos dos “cinco sentidos do marketing” envolvidos, bem como acompanhando essa exposição com vídeos para melhor compreensão do que realmente por vezes é feito para se cativar e melhor chegar ao consumidor.
ResponderEliminarTal apresentação de dados e conceitos perece-nos que poderá atingir o objectivo de despertar o interesse e a busca de conhecimento adicional por parte dos leitores deste blogue, bem como fazer pensar sobre este tipo de marketing quando confrontados com tais situações. Se tal objectivo for conseguido, este tema exposto pelo grupo 8 terá atingido o objectivo de fornecer informação e transmitir conhecimentos sobre esta matéria. Pelo que, concluindo, o nosso grupo achou esta exposição interessante e positiva.
GRUPO 7