Uma organização sem fins lucrativos caracteriza-se por ser uma entidade de iniciativa privada que fornece serviços e bens às pessoas mais necessitadas para melhorar a sua qualidade de vida e daqueles que os rodeiam. Estas organizações sobrevivem através do trabalho voluntário e de donativos feitos por empresas e/ou particulares.
Um exemplo deste tipo de organização é o banco alimentar contra a fome que foi criado em Portugal em 1990 por iniciativa de José Vaz Pinto. Caracteriza-se por ser uma organização sem fins lucrativos que assenta em valores como a partilha e a dávida, valores que se reflectem no dia-a-dia da organização, pois a sua missão é lutar contra o desperdício alimentar e ajudar aqueles que têm necessidades alimentares, mobilizando pessoas e/ou empresas através de donativos e recolhas de alimentos.Pode-se também dizer que, uma organização como o Banco Alimentar Contra a Fome, também vende um propósito: “a de que quem tem pode, através das suas doações, ajudar quem mais precisa”. Dispondo de um objectivo, ao qual o seu marketing continua a exercer com as mesmas finalidades que é contribuir para vender ideias. Desta forma, não está implícito o seu valor económico quanto a exploração, mas antes um valor social. Por outras palavras, esta organização também precisa de recorrer ao marketing, mas não vai com intenção de ter qualquer lucro com isso,mas pretende essencialmente conceber a implementação dos valores sociais.Podem ajudar esta organização através de:
- Participação na próxima recolha de alimentos que se realiza de 1 a 2 de Junho de 2013;
- Donativo no site da organização - http://bancoalimentar.pt/
- Participação na campanha “Papel por Alimentos”, onde a empresa recebe todo o tipo de papel que posteriormente será trocado por bens alimentares.
Grupo 5
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.