"Para uma boa ação de Marketing é essencial reconhecer e dominar o «poder das palavras» ”
Apesar do Marketing ainda estar bastante associado à imagem, especialmente pela sua promoção, cada vez mais, com a utilização da web e tecnologia, as palavras valem mais que mil imagens.
Palavras, muitas vezes simples, mas que conseguem um poder enorme, no consciente e inconsciente das pessoas, motivando e "tocando" nos seus sentimentos e emoções, ou contribuindo significativamente para a sua decisão.
O verdadeiro ‘dom' das palavras, termos emocionais ou racionais, estrategicamente seleccionados, tendo em conta o objectivo, o público, o posicionamento, a imagem e a emoção. As palavras são poderosas, não só pelo seu poder de influenciar e controlar os outros a partir do momento em que são ditas ou escritas, como também na forma como podem reflectir-se para quem as emite, permitindo criar um posicionamento ou imagem positiva (de preferência), mas também negativa.
O importante é utilizar palavras que permitam às pessoas identificar-se com a mensagem que se pretende transmitir. Convém ressaltar, que estamos perante pessoas, que têm sentimentos. O sucesso do Marketing passa também pelo poder de uma ‘boa história'.
Essencialmente é necessário utilizar palavras que incentivem as pessoas a agir, que lhes desperte o interesse e que as motive.
Este vídeo ilustra o poder da comunicação. Como uma simples alteração na estrutura da mensagem, sem, porém, o seu conteúdo sofrer alteração, influenciou o comportamento e atitude dos receptores.
O que têm em comum as frases "Divirta-se ao máximo!" e "Desfrute intensamente!"?
As duas frases têm o mesmo significado, mas as palavras utilizadas fazem toda a diferença. A transmissão de uma mensagem pode ser feita de várias formas, e, no que toca ao marketing, essa forma será crucial para despertar - ou não – o interesse dos consumidores.
Grupo 7
O Poder da Comunicação é a maior ou menor capacidade de produzir mudanças significativas, tipicamente sobre a vida de outras pessoas, através de acções realizadas pelo próprio ou através de terceiros.
ResponderEliminarRelativamente ao vídeo, elaborado com base no conto "O Cego e o Publicitário", que foi utilizado pelo grupo 7, este exprime muito bem o Poder da Comunicação. Nós enquanto grupo 3 e meros "espectadores" ficamos bastante sensibilizados com a mudança de atitude das pessoas pelo facto do publicitário ter alterado uma simples frase. Com este exemplo podemos afirmar que as palavras que são utilizadas têm um impacto muito forte na mudança de comportamento do ser humano.
Um exemplo negativo em relação ao Poder da Comunicação surgiu por parte de uma marca de batatas fritas, neste caso as Pringles, que não utilizaram as melhores palavras para se destacarem dos seus concorrentes, “Na Wise você encontra batatas, óleo vegetal e sal. Na Pringles você encontra batatas desidratadas, mono e diglicérides, ácido ascórbico.”, como foi abordado em aula, pelo facto de não utilizarem a melhor expressão as vendas das Pringles caíram!
Grupo 3