MARKETING
A Comunicação
“O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto a um
preço atraente e torná-lo acessível. As empresas precisam também de comunicar
com as atuais e potenciais partes interessadas e com o público em geral. Toda
empresa tem inevitavelmente de assumir o papel de comunicadora e promotora.
Para muitas empresas o problema não é comunicar, mas o que dizer, para quem
dizer e com que frequência fazê-lo.” - Philip Kotler, 2000,
Segundo
este autor, Philipe Kotler, existem oito etapas no desenvolvimento de uma
comunicação eficaz, ou seja, o profissional de marketing deverá:
1- Identificar
o público-alvo;
2- Determinar
os objetivos da comunicação;
3- Elaborar
a mensagem;
4- Selecionar
os canais de comunicação;
5- Estabelecer
o orçamento total de comunicação;
6- Decidir
sobre o mix de comunicação;
7- Medir
os resultados da comunicação;
8- Gerir
o processo de comunicação integrada de marketing.
(Ver livro “A Administração
de Marketing”, Philipe Kotler, 2000)
A comunicação é determinante para a imagem e promoção dos produtos de
determinada organização.
A comunicação pode ser feita de várias formas, tendo em conta o público-alvo,
podendo ser interpessoal, via internet, pelos meios de comunicação tradicionais,
etc…;
“Comunicação é o conjunto de sinais emitidos pela empresa em direção aos
seus clientes, distribuidores, líderes de opinião e todos os alvos”
O profissional de marketing deve saber “falar a língua” do consumidor não
podendo esquecer a importância do feedback, nessa mesma comunicação, e saber
fazer a triagem do que será realmente importante como informação para a
organização melhorar a sua comunicação e imagem.
A comunicação também deve ser segmentada pois os produtos podem não estar
acessíveis a todos, bem como não serem desejados ou do interesse de determinados
consumidores, como tal deve ser direcionado para o público-alvo de forma correta
de modo a atingir esse objetivo.
A comunicação deverá refletir uma imagem fidedigna de toda a organização.
No vídeo aqui apresentado, podemos constatar que é feita uma referência, em
que por vezes a comunicação é confundida com a publicidade. No entanto, esta
variável (comunicação), reúne todas as formas de comunicação entre quem vende e
todos os envolvidos direta ou indiretamente no processo de decisão de compra,
indo da imagem da empresa ao reconhecimento da marca, passando pela embalagem,
pela publicidade, pelas vendas, etc….
O vídeo expõe os mecanismos escolhidos por parte da empresa “Espaço
Açores – Tradição & Gourmet” para comunicar com os potenciais clientes e
formas de melhor fazer chegar ao conhecimento do seu público-alvo os seus
produtos.
Grupo 1
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