sexta-feira, 3 de maio de 2013


MARKETING

A Comunicação

“O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível. As empresas precisam também de comunicar com as atuais e potenciais partes interessadas e com o público em geral. Toda empresa tem inevitavelmente de assumir o papel de comunicadora e promotora. Para muitas empresas o problema não é comunicar, mas o que dizer, para quem dizer e com que frequência fazê-lo.” - Philip Kotler, 2000,

Segundo este autor, Philipe Kotler, existem oito etapas no desenvolvimento de uma comunicação eficaz, ou seja, o profissional de marketing deverá:

1-     Identificar o público-alvo;

2-     Determinar os objetivos da comunicação;

3-     Elaborar a mensagem;

4-     Selecionar os canais de comunicação;

5-     Estabelecer o orçamento total de comunicação;

6-     Decidir sobre o mix de comunicação;

7-     Medir os resultados da comunicação;

8-     Gerir o processo de comunicação integrada de marketing.

(Ver livro “A Administração de Marketing”, Philipe Kotler, 2000)

A comunicação é determinante para a imagem e promoção dos produtos de determinada organização.

A comunicação pode ser feita de várias formas, tendo em conta o público-alvo, podendo ser interpessoal, via internet, pelos meios de comunicação tradicionais, etc…;

“Comunicação é o conjunto de sinais emitidos pela empresa em direção aos seus clientes, distribuidores, líderes de opinião e todos os alvos”

O profissional de marketing deve saber “falar a língua” do consumidor não podendo esquecer a importância do feedback, nessa mesma comunicação, e saber fazer a triagem do que será realmente importante como informação para a organização melhorar a sua comunicação e imagem.

A comunicação também deve ser segmentada pois os produtos podem não estar acessíveis a todos, bem como não serem desejados ou do interesse de determinados consumidores, como tal deve ser direcionado para o público-alvo de forma correta de modo a atingir esse objetivo.

A comunicação deverá refletir uma imagem fidedigna de toda a organização.

No vídeo aqui apresentado, podemos constatar que é feita uma referência, em que por vezes a comunicação é confundida com a publicidade. No entanto, esta variável (comunicação), reúne todas as formas de comunicação entre quem vende e todos os envolvidos direta ou indiretamente no processo de decisão de compra, indo da imagem da empresa ao reconhecimento da marca, passando pela embalagem, pela publicidade, pelas vendas, etc….

O vídeo expõe os mecanismos escolhidos por parte da empresa “Espaço Açores – Tradição & Gourmet” para comunicar com os potenciais clientes e formas de melhor fazer chegar ao conhecimento do seu público-alvo os seus produtos.  

 
Grupo 1
 

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