A
organização da loja e a distribuição dos produtos no supermercado é feita tendo
em conta as características do seu consumidor tipo. Adultos e crianças são
levados a percorrer um espaço onde os apelos à compra não planeada são
constantes. É importante ter em atenção que existem estratégias próprias para
as crianças que acompanham os adultos e que têm cada vez mais capacidade de
condicionar a compra.
As grandes superfícies hoje em dia trabalham cada vez mais as suas estratégias de modo a fazer com que o consumidor consuma cada vez mais, pois tudo num supermercado é feito e pensado para estimular o cliente a gastar mais, desde o piso, que dá a impressão de ser muito escorregadio, o que leva a que o consumidor ande mais devagar, e que acabe sendo tentado pelas promoções e pelos rótulos. Estas superfícies ainda utilizam alguns "truques" que por vezes aos consumidores parecem meras coisas sem nenhuma intenção, no entanto, toda a disposição das lojas é pensada ao pormenor, tal como, os bens de primeira necessidade se situarem no fundo, obrigando com isto aos consumidores percorrerem toda a loja, de modo a que estes vejam mais produtos que lhes possam despertar interesse. Além desta disposição, outra das armadilhas que as superfícies apresentam é a de que estas não têm janelas com o objectivo de os consumidores não deêm pelo tempo a passar e permaneçam durante mais tempo dentro do estabelecimento.
Com todas estas
armadilhas elaboradas pelos técnicos de marketing
para o levarem a consumir cada vez mais, faz com que tenha de ir às
compras sempre precavido para não se deixar cair em tentações.
Quanto mais
tempo fica no supermercado mais compras faz. Faça você mesmo o teste e no final
das suas compras compare a sua lista de compras com o que realmente comprou.
Arrumação dos
produtos nas Prateleiras
O conhecimento
do tipo de cliente que frequenta as grandes superfícies que são os
supermercados é muito importante, porque atrvés desse conhecimento que se obtém
é possível definir a disposição dos produtos consoante a sua procura, sendo uma
das técnicas utilizadas nos supermercados dispor os produtos de maior consumo
em locais estratégicos, onde os
consumidores, para o adquirirem, têm de percorrer o supermercado, passando por
outros produtos, em que de início não estavam interessados, mas que os poderá levar a comprar.
Normalmente, nos
topos (junção do corredor central com os transversais) são colocados muitos
produtos iguais que chamam a atenção do consumidor para o produto e preço.
Fora do contexto
das promoções os produtos são colocados nas prateleiras do seguinte modo:
As
pessoas compram produtos em prateleiras e, geralmente, não gostam de se abaixar
para pegá-los nem se esticar muito para alcançar os que estão mais em cima. Ou
seja, é bastante natural que a prateleira na altura dos olhos do consumidor seja
o local de maior visibilidade, ficando nestas prateleiras normalmente os
produtos que apresentam maior margem e valor de lucratividade. Já a prateleira
de baixo normalmente têm produtos mais baratos e de maior necessidade.
Nas prateleiras
são colocados também produtos complementares lado a lado, por exemplo, batatas
fritas com sumos, ou detergente para a roupa e amaciador, para despertar a
compra por impulso.
Preços
O preço para além da qualidade do
produto, é essencial no acto de compra.
Tal como na arrumação dos
produtos no supermercado, aqui também existem armadilhas que tem de ter em
conta:
• Normalmente os
preços terminam em 9, pois
conferem- lhe uma sensação de vantagem, ou seja, se o Consumidor tiver de
escolher entre um produto de 4,99€ ou 5,00€, acaba em muitos dos casos, por
levar o produto de 4,99€ convencido que está a levar por 4€.
• A compra de
produtos em embalagens de conjunto funciona como barreira a uma comparação
fácil de preços. Pois é complicado para o consumidor comparar preços de forma
objectiva com embalagens de 5 e de 4 unidades lado a lado com valores
semelhantes.
• Folhetos que
recebe em casa são muito utilizados para a divulgação de preços de determinados
produtos. Os descontos anunciados nos folhetos levam-no ao supermercado e fazem
com que compre os produtos da promoção mas também outros que não planeados, não
necessários e que não estavam em promoção.
• As superfícies
comerciais elaboram muitas vezes cartazes com as promoções mas escritos à mão,
o que dá credibilidade à informação, bem como uma maior sensação de
oportunidade única que não voltará a encontrar, o que às vezes nem sempre
corresponde à realidade.
A ida às compras
é vista como uma necessidade, por isso para não cairmos nas tentações e nas
armadilhas acima referidas, a nossa ida às compras deve ser um ato pensado,
pois a diferença entre as necessidades que precisamos de comprar e aquilo que
compramos pode representar uma despesa mais elevada do que se previa.
Para não se cair
no denominado consumismo foram elaboradas várias dicas que ajudam a combater
isso mesmo, tais como, elaborar uma lista de compras, levar cesta em vez de
carrinho pois com o carrinho temos mais probabilidade de o encher, não leve
crianças, não faça compras nas horas das refeições, optar pelas marcas brancas,
comparar os preços com as quantidades e consultar os folhetos de publicidade, de
modo a puder acompanhar todas as promoções e descontos promovidos por essas
superfícies.
Grupo 17
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