Excerto do artigo " 20 logótipos inteligentes com mensagens escondidas"
Mirela Portugal, de EXAME.COM http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/20-logotipos-inteligentes-com-simbolismos-escondidos#19
Um logótipo pode dizer muito, mas às vezes precisa de tradução. Confire o significado por trás de algumas imagens, segundo selecção do Twisted Sifter:
FedEx
Você consegue ver a imagem escondida no logo da FedEx? Pode olhar de perto: o espaço em branco entre as letras “E” e “X” forma uma seta perfeita, sugerindo o movimento - e velocidade - para a companhia de logística americana.
Amazon
Apesar de ser um logo bem literal, com o nome completo da empresa, o símbolo da Amazon tem espaço para esconder uma mensagem. Você já havia percebido a seta que liga a letra “A” até a letra “Z”? A ideia é reforçar que a empresa vende todos os tipos de produtos, de “A a Z”. Alguns interpretam ainda a seta como um sorriso.
Bronx Zoo
Outro exemplo do uso do do “espaço negativo”: a linha do horizonte dos prédios de Nova York pode ser enxergada nas pernas das girafas neste símbolo do zoológico do Bronx, bairro da cidade.
Goodwill
A face sorridente icônica é, na verdade, a letra “G” de Goodwill, empresa de voluntariado americana, vista de perto e depois de receber cortes para aproximá-la.
Pittsburgh Zoo e PPG Aquarium
Nos dois lados da árvore que aparece como imagem principal do logo do zoológico de Pittsburgh, nos Estados Unidos, as faces de um gorila e de um leão podem ser vistas em branco, no “espaço negativo” do logo, como imagens secundárias.
Tostitos
Um desenho discreto fica escondido no logo da marca de salgadinhos Tortitos, da americana Frito-Lay. Entre as duas letras “T” e “I” bem no meio da frase, existe uma pequena festa acontecendo. As duas letras iguais representam pessoas. E os dois personagens levam uma pequena tortilha a um recipiente de molho bem em cima do “I”.
Atlanta Falcons
O time de futebol americano da NFL adotou como logotipo um facilmente reconhecível “F”. Mas se você olhar mais atentamente, pode perceber que a letra é formada por uma ave de rapina estilizada.
Roxy
Roxy é uma linha de roupas para meninas que praticam o surf e snowboard. De propriedade da Quiksilver, seu simbolo consiste em dois logos da companhia proprietária girados para formar um coração.
Milwakee Brewers
O clássico logo do time americano não apenas parece uma luva de baseball: a forma do objecto é gerada pelos contornos das letras "B" e "M", iniciais do grupo.
A empresa ferroviária canadense VIA tem um logótipo interessante. Se você focar no espaço em branco entre o 'V' e “I” e, em seguida, novamente no espaço em branco entre o 'I' e o 'A', você vai notar duas linhas paralelas que representam vias férreas.
NBC
O icônico símbolo do canal americano traz um pavão em cor branca, com cinco penas coloridas representando cada uma das divisões da empresa (hoje, depois do desenho original do logo, foram criadas mais divisões). Em sua primeira versão, em 1956, ave olhava para a direita, postura geralmente associada a desenvolvimento e inovação.
Tour de France
O logótipo da competição de ciclismo contém a imagem de um atleta, cujo corpo pode ser identificado na letra “R”. As duas rodas da bicicletas são formados pelo “O” e pelo desenho do sol.
Grupo 11
Uma das características que tem obtido cada vez mais relevância na evolução do marketing ao logo do tempo é a criatividade. Com cada vez mais apelos ao nossos sentidos, principalmente os visuais, conseguir captar a nossa atenção através da criatividade inteligente é um fator cada vez mais importantes na estratégia das empresas. Para a maioria das empresas, a visualização mental que os seus consumidores mais retêm é a do seu logotipo, pelo que o marketing inteligente, usado nos logotipos e aqui bem retratado, tem cada vez mais preocupação de pormenor com os mesmos.
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