sexta-feira, 12 de abril de 2013

Marketing no Turismo



A partir da década de 50 do sec. XX introduziu-se o novo conceito de marketing na comercialização do turismo. Este novo conceito surge a partir da entrada de uma série de empresas no negócio turístico. A introdução de novas técnicas de marketing no turismo faz surgir na Europa Ocidental o conceito de produto turístico e o consequente desenvolvimento mundial do turismo, o qual, atinge seu auge no início da década de 70.
Diversos métodos e procedimentos podem levar a um aperfeiçoamento do sector turístico. Estes métodos podem, igualmente, ser aplicados em agências de viagens e turismo.
Tais procedimentos envolvem, basicamente, técnicas de marketing.
O objetivo principal para o uso destas técnicas é o de conhecer as necessidades do cliente e, deste modo, oferecer produtos que atendam a suas expectativas.
A razão principal que apoia a elaboração de planos de marketing é prever as ações da empresa face à concorrência, com o objetivo de apresentar alternativas válidas a todo momento.
O produto compõe-se de duas variáveis ou elementos: uma parte tangível e outra intangível.
A parte tangível constitui o produto em si, tal como é oferecido e a parte intangível está vinculada diretamente à perceção que os consumidores têm dos produtos.
No produto turístico predomina a variável intangível tornando-se difícil defini-lo.
O produto turístico é normalmente composto por uma variedade de produtos e serviços.
Pode-se considerar alguns tipos de elementos que combinados de forma correta dão valor ao produto turístico global:

• Recursos turísticos: monumentos, praias, rios, montanhas, artesanato, etc.
• Infraestruturas e instalações privadas básicas: transporte aéreo, terrestre e marítimo, alojamentos em geral.
• Elementos complementares: restaurantes, teatros, enotecas, casinos, etc.
As agências de viagens, como empresas intermediárias, são as distribuidoras por excelência do produto turístico.

São distribuidores excecionais pois não encarecem o produto, podem até torná-lo mais barato ao conseguirem tarifas especiais. Atualmente, a concorrência obriga à manutenção de uma política de preços baixos para a maioria das agências, reduzindo-se assim as margens de lucro. Em geral, as agências pretendem cobrir custos de forma global, compensando uns produtos com outros e umas temporadas com outras.



A publicidade é um instrumento amplo que inclui diferentes suportes para difundir um produto.

A Televisão:
Agência Abreu no Só Visto da RTP



As redes sociais:



Pagina na Internet:


A sua utilização é imprescindível num mundo de imagem como o atual. Os objetivos principais são: chamar a atenção, despertar interesse, provocar o desejo de compra e provocar a ação.
Uma ferramenta promocional também muito importante são as feiras turísticas, que além da comercialização de produtos e serviços, servem como elementos de comunicação para as empresas do sector.


 




Grupo 15

1 comentário:

  1. O Turismo tem-se revelado, em muitos países e regiões (o nosso país é um bom exemplo), como um motor importante de desenvolvimento económico e de transformações sociais. Em alguns casos, constitui mesmo o único elemento de dinamização económica das regiões em que é incrementado (em portugal o interior tem tido nova vida com esta atividade). Na verdade, o turismo é à partida indutor de um aumento considerável designadamente do rendimento por habitante. O nosso país tem muito para oferecer a quem nos visita, como no trabalho é citado e Bem, pelos nossos colegas, os “Recursos turísticos: monumentos, praias, rios, montanhas, artesanato, etc” necessários a atividade, achamos nós existirem em abundância em portugal. Mas toda a afetação a esta actividade cada vez mais importante, incluindo as nossas gentes não estão livres de polémica, como foi o caso do vídeo promocional do turismo de portugal de 2013 “portugal são os portugueses” as opiniões dividem-se quanto a este video promocional.

    Grupo 9

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.