Rachel Botsman refere que ” o
consumo colaborativo, é um fenómeno que se tem intensificado: uma difusão de
trocas, partilhas, empréstimos, comércio, aluguer… ; É reinventar não apenas o
que consumir, mas como se consome”
As ideias principais do consumo
colaborativo é que tem em consideração assuntos e movimentos do início do
século XXI , como por exemplo, novas medidas sociais consequentes do
aparecimento da Internet e do relacionamento em rede; preocupação com
o meio ambiente e valorização de hábitos mais sustentáveis; recentes crises
económicas de impacto global.
Actualmente está mais
direccionado com a preocupação com o meio ambiente, na medida em que há uma
preferência por modos mais sustentáveis, que reflictam sobre
as necessidades do consumidor sem acarretar tanto impacto sobre o meio
ambiente pois irão ser
gastos menos recursos para a elaboração dos bens.
Com esta nova prática comercial,
pretende-se ter um acesso a uma maior gama de produtos sem que haja o
carecimento de aumentar a produção dos mesmos, assim estes, são
compartilhados, reutilizados, e pertencem não apenas a um indivíduo (imagem 1) mas sim a uma comunidade (imagem 2).
Imagem 1 - Consumo individual
Imagem 2 - Consumo em Comunidade
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Assim com este novo contexto, o
marketing não está tão focalizado no produto, mas no que ele revela para o
consumidor e em quais práticas que ele pode proporcionar.
No futuro, as empresas terão que
adaptar a sua estratégia de marketing a este novo tipo de consumo uma vez que,
e para determinados bens, as pessoas irão preferir trocar um bem por outro
para pouparem nos seus gastos do dia-a-dia e para rentabilizarem determinado
produto.
Em virtude do que foi
mencionado, somos levados a acreditar que o consumo colaborativo vai continuar
a desenvolver-se e aos poucos, será a preferência da maior parte dos
consumidores.
Deste modo, o consumo
colaborativo contribui para que se compreenda as novas formas de consumo, que
por sua vez é diferente do consumo tradicional que se baseava na
compra.
Em Portugal já se verificaram os primeiros passos para a realização o consumo colaborativo como é o caso da RedeBarter:
Grupo 5
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