segunda-feira, 18 de março de 2013

Posicionamento



Posicionamento de marketing é a imagem que o produto representa na mente do consumidor, quando este pensa em determinada marca ou produto.
 Philip Kotler


Para que uma empresa obtenha um bom posicionamento requer um desempenho bem sucedido, a empresa tem de ser capaz de ter uma diferenciação em relação aos outros concorrentes, responder às evoluções do mercado e conhecer bem o mercado de atuação.
Quando o posicionamento é atingido uma marca pode abranger várias gerações (Nestum), este por vezes pode alcançar níveis elevados de tal forma que quando pensamos em alguns produtos quase que associamos diretamente a uma marca.

Para comprovar que esta associação por vezes é tao forte, citamos alguns exemplos de marcas que tentaram mudar o seu campo de atuação e foram um pleno fracasso. A Avon (1979) comprou a joalharia Tiffany, apesar de parecer um ótimo negócio foi um completo fracasso, era uma área diferente e de maior investimento além disso quando um cliente procurava a Tiffany não estava propriamente interessado na Avon, as marcas destinavam-se a classes sociais completamente diferentes. Anos mais tarde a Avon vendeu a joalharia. 

Outro caso semelhante é a tao conhecida marca de canetas BIC ter lançado nos anos 80 uma gama de perfumes.
Recentemente a Fairy depois de 20 anos a evoluir numa gama para a loiça, agora também aposta num recente produto para a roupa. Resta saber se irá conseguir bater as marcar já posicionadas neste mercado, e se as pessoas conseguiram associar a Fairy á roupa.

 

Concluindo, o posicionamento não é aquilo que se faz com o produto, mas sim aquilo que ele provoca na mente do potencial consumidor. Em outas palavras é posicionar o produto na mente do cliente.
 
Grupo II

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.