O termo Realidade Aumentada foi inventado em 1990, porém antes disso já existiam experiências e estudos semelhantes, desenvolvidos nos laboratórios de pesquisa desde 1970.
Segundo o cientista Ronald Azuma, "realidade aumentada é um sistema que combina elementos virtuais com ambiente real, sendo interactiva, tridimensional e possuidora de um processamento em tempo real", isto é, uma ampliação da visão que temos da realidade por meio da sobreposição de informações e objectos virtuais num ambiente real.
A realidade aumentada está associada ao marketing na óptica da publicidade e dos avanços tecnológicos, onde de uma forma inovadora, dinâmica e criativa, permitindo ao consumidor o conhecimento do produto/serviço ao mesmo tempo que se diverte, mostrando-o em tempo real sem por em causa outros aspectos importantes como por exemplo, o preço e qualidade.
Existem muitas formas interessantes de utilizar esta tecnologia de modo a cativar os consumidores.
Vejamos alguns exemplos:
A Tissot permitiu ao público "experimentar" os seus relógios.
A Axe concedeu uma experiência inovadora ao público.
A Heinz no final do ano passado lançou uma campanha da sua marca de ketchup.
A Coca-cola em parceria com a Fox Filme, distribuidora do Avatar, lançou uma campanha estimulante para os consumidores.
A National Geographic proporcionou momentos novos num Shopping.
Neste video a Newex mostra uma vertente onde os consumidores vão ao limite, experimentando acessórios e ainda movimentar mobiliário.
Existem alguns inconvenientes na Realidade Aumentada, grande parte da população não sabe funcionar com este tipo de tecnologia, e esta não está acessível a todos.
Grupo 3
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