Marketing
social tem origem em 1971 nos Estados Unidos, por Philip Kotler( testou e
consolidou o suporte daquilo que recentemente forma o padrão do Marketing) e
Gerald Zaltman, do qual resultou o artigo “Social de Marketing: Approach to
Planned Social Chance”, exploraram técnicas que contribuíssem para desenvolver
diversas questões sociais. Para Kotler (1996) Marketing “é a atividade humana
dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de
troca”. Mais tarde (1999) Marketing Social “é uma estratégia de mudança de
comportamento, visando uma transformação social”.
A
agência portuguesa Best wishes especializada em Marketing Social, colabora com diversas
instituições de solidariedade, nomeadamente o IPO. O marketing Social torna-se importante para
alterações comportamentais, despertar consciências e modificar atitudes, assim
sendo distingue-se do marketing comercial, pois não se foca num produto ou
marca mas sim em determinadas ações.
O
referido Presidente da Associação Europeia de Marketing Social, Jeff French,
tem uma vasta referência e experiência na área, é
um reconhecido líder mundial na teoria e aplicação de mudança de comportamento
e marketing social, desenvolvendo estratégias de comunicação social a nível
internacional, nacional, regional e local.
Com
a crise atual são cada vez mais as pessoas que recorrem a instituições de
solidariedade, é necessário uma preocupação social para fazer face a este
problema. A aproximação de classes e a atenção disponibilizada por parte das
empresas é essencial. Mas em Portugal a
temática está pouco desenvolvida apesar de haver bastantes benefícios e
beneficiários, ainda não atingiu a sua relevância devida.
Grupo II
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