O marketing pode ser influenciado por
diversos factores, sendo eles sociais, factores estéticos ou de design e
factores ambientais. Relativamente a estes últimos, podemos ter em consideração
vários aspectos como a luminosidade, a temperatura ou o cheiro. Os factores
ambientais têm como objectivo actuar no estado emocional dos consumidores,
influenciando o seu estado de espírito, mas não directamente a compra.
A técnica do marketing olfactivo é especialmente eficaz
na medida em que afecta directamente o sistema sensorial de forma muito eficaz
, isto porque os cheiros são rapidamente processados e apreendidos pelo
cérebro.
“A técnica
do “marketing olfativo” é mais uma entre as várias técnicas do marketing
emocional. Chegar às profundezas do cérebro do espectador está na moda.
Trata-se de uma técnica cujos efeitos perduram por vários anos seguidos. “Ela
surge do convencimento de que os objetos têm aroma. Partindo dessa premissa,
descobre-se que as pessoas, as casas, as comunidades, as cidades, e até mesmo
os países, têm seu próprio aroma .”
Roberto
Álvarez del Blanco
“O sucesso
consiste em conseguir criar um aroma que lembre a marca. Os especialistas estão
de acordo com o fato de que criar um “odótipo” eficaz requer vários meses de
trabalho. É preciso saber onde a marca se encontra exposta, analisar o contexto
em que ela é consumida e em que cenário os clientes se relacionam com ela. No
caso da empresa, é preciso definir com o que exatamente desejo me identificar,
e é muito importante pensar nos suportes para o odor: como vou difundi-lo, onde
quero marcar presença com ele e onde não quero”
Gerard Costa
Grupo 6
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