quarta-feira, 20 de março de 2013

Marketing Ambiental



        O marketing pode ser influenciado por diversos factores, sendo eles sociais, factores estéticos ou de design e factores ambientais. Relativamente a estes últimos, podemos ter em consideração vários aspectos como a luminosidade, a temperatura ou o cheiro. Os factores ambientais têm como objectivo actuar no estado emocional dos consumidores, influenciando o seu estado de espírito, mas não directamente a compra.
                                   
                                   

       A técnica do marketing olfactivo é especialmente eficaz na medida em que afecta directamente o sistema sensorial de forma muito eficaz , isto porque os cheiros são rapidamente processados e apreendidos pelo cérebro. 


“A técnica do “marketing olfativo” é mais uma entre as várias técnicas do marketing emocional. Chegar às profundezas do cérebro do espectador está na moda. Trata-se de uma técnica cujos efeitos perduram por vários anos seguidos. “Ela surge do convencimento de que os objetos têm aroma. Partindo dessa premissa, descobre-se que as pessoas, as casas, as comunidades, as cidades, e até mesmo os países, têm seu próprio aroma .”
Roberto Álvarez del Blanco

“O sucesso consiste em conseguir criar um aroma que lembre a marca. Os especialistas estão de acordo com o fato de que criar um “odótipo” eficaz requer vários meses de trabalho. É preciso saber onde a marca se encontra exposta, analisar o contexto em que ela é consumida e em que cenário os clientes se relacionam com ela. No caso da empresa, é preciso definir com o que exatamente desejo me identificar, e é muito importante pensar nos suportes para o odor: como vou difundi-lo, onde quero marcar presença com ele e onde não quero”
Gerard Costa


Grupo 6


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.