Os consumidores cada vez mais perdem
poder de compra, o que tem agitado as discussões sobre a economia nacional. O
programa imagens de marca desenvolve o tema do consumo:
O consumo de marcas brancas tem
aumentado, o atual cenário económico é propício a este efeito que se tem vindo
a deparar no consumo das famílias. Cada vez mais as marcas próprias têm
apostado na inovação e na qualidade, estas já não passam despercebidas e
começam a apostar no mundo da publicidade, o que lhes dá um certo reconhecimento.
A TNS
desenvolveu um estudo sobre as categorias bloqueadas (categorias como a
cerveja, higiene e beleza nas quais as marcas de distribuição “marcas brancas”,
não conseguem instalar-se), em que explica esta problemática. Os motivos para a
existência destas categorias bloqueadas podem ser, a baixa oferta de marcas
brancas, ou porque, a marca de fabricante tem uma representação forte no
mercado, que faz valer a sua força.
As reações dos consumidores são cada
vez mais tomadas em conta, este vídeo apresenta uma nova tecnologia “Eyecam” (permite
gravar e monitorizar o campo da visão do consumidor, regista o número de vezes
que o consumidor olha para um suporte publicitário), com isto comprova-se que
as empresas reagem em função do consumidor, ao fazer este tipo de estudos.
A inovação é uma palavra de ordem,
para atrair os consumidores, e leva a um aumento do negócio, é exemplo disso a Luso
Fruta que criou uma bebida refrescante em que combina a Água mineral natural de
Luso com o sumo natural de fruta.
A Coca-Cola marca agora a diferença na
Austrália, com o lançamento de uma campanha que proporciona ao consumidor a
possibilidade de consumir uma bebida com o seu próprio nome.
Por outro lado, com as alterações de
mercado algumas empresas, como a Odisseia ao verem a sua maior concorrente a
encerrar (Vida é Bela), torna-se líder no negócio das experiências.
Vivemos num mundo em constante
alteração, o mesmo acontece nos mercados, as empresas têm que reagir a estas
alterações encontrando a melhor resposta para os consumidores.
“
(…) Não se iluda, os clientes, atuais e potenciais, são os seus verdadeiros
patrões”
Nuno Gomes, vice presidente
da BICS e diretor-geral do BIC Minho.
Grupo II
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.