Posicionamento: "É o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de forma que ocupem um lugar distinto e valorizado nas mentes dos consumidores-alvo." Kotler
POSICIONAMENTO PELA CATEGORIA DO PRODUTO
Nesta forma de posicionamento determinado produto consegue posicionar-se, em relação à categoria a que pertence, como sendo o líder.
De tal forma, que por vezes a própria marca do produto distinto é reconhecido como a própria categoria em que se enquadra.
POSICIONAMENTO PELA CONCORRÊNCIA
O posicionamento pela concorrência, consiste em valorizar a nossa
oferta, ou seja, o produto da empresa é posicionado como melhor, face ao da
concorrência.
Todavia a comparação, da empresa com a concorrência, pode ser por
produto ou serviço. A empresa não deve ter só em consideração os seus pontos
fortes e fracos mas também os dos seus concorrentes.
Se existir uma publicidade
convincente, esta vai implementar um significado claro do produto da empresa
face aos produtos da concorrência. Assim o produto/empresa fica distinguido da
concorrência. Este posicionamento não é muito aconselhável, visto que, tem de
estar atento as concorrentes, e por vezes rebaixar-se ao nível dos
concorrentes.
POSICIONAMENTO PELO BENEFÍCIO
Com este
tipo de posicionamento, a empresa quer que o consumidor compre o seu produto
não pelas suas funcionalidades mas sim por aquilo que o produto lhes pode
trazer (benefícios do produto).
O objectivo
deste posicionamento é conseguir não só a venda do produto mas tentar a
fidelização do consumidor. Assim, palavras como “um raro prazer”, “maior
capacidade”, “perfeição”, “sensação única” vigoram nas publicidades feitas pela
marca.
POSICIONAMENTO PELA QUALIDADE
Neste tipo de posicionamento a
principal preocupação da empresa é a satisfação do seu cliente, essa satisfação
é feita através da oferta de um produto de elevada qualidade.
Grupo 5
Posicionamento é a forma como a empresa trabalha a sua oferta e imagem de tal forma que possam ocupar uma posição distinta e significativa na mente do consumidor.
ResponderEliminarSegundo Aoker, Batra e Oryers existem sete tipos básicos de posicionamento (referimos apenas 3 dos quais não foram acima referidos):
Posicionamento pelo tipo de uso: ou seja posiciona-se como a melhor para um determinado uso. É exemplo posicionar um sumo de frutas como o melhor para combinar com bebidas alcoólicas.
Posicionamento pelo tipo de utilizador: quando o posicionamento tenta atrair clientes utilizando pessoas com as quais possam identificar. É exemplo, Nespresso utiliza George consumidor do seu café.
Posicionamento simbólico: é o tipo de posicionamento que ao referirmos uma marca ou empresa associamos a uma imagem. É exemplo o recente desodorizante Axe Space Hero, em que associamos a imagem de um astronauta.
Grupo II