quarta-feira, 10 de abril de 2013

MARKETING: O Poder Do Posicionamento

Posicionamento: "É o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de forma que ocupem um lugar distinto e valorizado nas mentes dos consumidores-alvo." Kotler

POSICIONAMENTO PELA CATEGORIA DO PRODUTO
      Nesta forma de posicionamento determinado produto consegue posicionar-se, em relação à categoria a que pertence, como sendo o líder.
      De tal forma, que por vezes a própria marca do produto distinto é reconhecido como a própria categoria em que se enquadra.


POSICIONAMENTO PELA CONCORRÊNCIA

        O posicionamento pela concorrência, consiste em valorizar a nossa oferta, ou seja, o produto da empresa é posicionado como melhor, face ao da concorrência.
       Todavia a comparação, da empresa com a concorrência, pode ser por produto ou serviço. A empresa não deve ter só em consideração os seus pontos fortes e fracos mas também os dos seus concorrentes.
       Se existir uma publicidade convincente, esta vai implementar um significado claro do produto da empresa face aos produtos da concorrência. Assim o produto/empresa fica distinguido da concorrência. Este posicionamento não é muito aconselhável, visto que, tem de estar atento as concorrentes, e por vezes rebaixar-se ao nível dos concorrentes.


POSICIONAMENTO PELO BENEFÍCIO
      Com este tipo de posicionamento, a empresa quer que o consumidor compre o seu produto não pelas suas funcionalidades mas sim por aquilo que o produto lhes pode trazer (benefícios do produto).
      O objectivo deste posicionamento é conseguir não só a venda do produto mas tentar a fidelização do consumidor. Assim, palavras como “um raro prazer”, “maior capacidade”, “perfeição”, “sensação única” vigoram nas publicidades feitas pela marca. 



POSICIONAMENTO PELA QUALIDADE
      Neste tipo de posicionamento a principal preocupação da empresa é a satisfação do seu cliente, essa satisfação é feita através da oferta de um produto de elevada qualidade.





Grupo 5

1 comentário:

  1. Posicionamento é a forma como a empresa trabalha a sua oferta e imagem de tal forma que possam ocupar uma posição distinta e significativa na mente do consumidor.
    Segundo Aoker, Batra e Oryers existem sete tipos básicos de posicionamento (referimos apenas 3 dos quais não foram acima referidos):
    Posicionamento pelo tipo de uso: ou seja posiciona-se como a melhor para um determinado uso. É exemplo posicionar um sumo de frutas como o melhor para combinar com bebidas alcoólicas.
    Posicionamento pelo tipo de utilizador: quando o posicionamento tenta atrair clientes utilizando pessoas com as quais possam identificar. É exemplo, Nespresso utiliza George consumidor do seu café.
    Posicionamento simbólico: é o tipo de posicionamento que ao referirmos uma marca ou empresa associamos a uma imagem. É exemplo o recente desodorizante Axe Space Hero, em que associamos a imagem de um astronauta.
    Grupo II

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