O MySpace é uma rede social dedicada ao panorama
musical tendo sido comprada em Junho de 2011 pela Specific Media LLC e pelo
cantor Justin Timberlake.
Assim como qualquer produto ou serviço, o
MySpace tem um ciclo de vida.
O início (introdução): 2003-2005
O MySpace foi fundado em Agosto de 2003 por
funcionários da eUniverse que decidiram imitar as características de outra rede
social, a Friendster. Em 10 dias, a primeira versão do site, com uma completa
estrutura estava pronta para o lançamento. O projecto foi supervisionado por
Brad Greenspan (Fundador da eUniverse) que conseguiu uma equipa de
programadores e recursos fornecidos pela eUniverse. Os primeiros usuários do
Myspace eram funcionários da eUniverse e a partir daí é que o resto das pessoas
passaram a poder inscrever-se.
O site
foi até 2002 utilizado como armazenamento de dados online e partilha local e
só em 2004, houve a transição para site de rede social. Chris DeWolfe (o
primeiro CEO do MySpace) sugeriu que fosse cobrada uma taxa para o serviço
Myspace mas Brad Greenspan (CEO e fundador da eUniverse) rejeitou a ideia, pois
acreditava que para torná-la uma comunidade bem-sucedida, era preciso que esta
fosse livre.
Aumento
da popularidade (crescimento e maturidade): 2005-2008
O Myspace
rapidamente ganhou popularidade entre adolescentes e adultos jovens. Em Julho
de 2005, a News Corporation (empresa-mãe da Fox Broadcasting) adquiriu o Myspace
por 580 milhões de dólares. Num ano, Myspace triplicou em valor de seu preço de
compra. Em Janeiro de 2006, a Fox anunciou planos para lançar uma versão
britânica do Myspace. Eles lançaram uma versão na China e, desde então, lançou
programas semelhantes em outros países. A conta 100000000 foi criada em 9 de Agosto
de 2006, na Holanda.
A partir
de 2005 até o início de 2008, o MySpace foi a rede mais visitado social no mundo
e em Junho de 2006 superou o Google como o site mais visitado nos Estados
Unidos.
No seu
auge, quando a News Corporations tentou fundi-lo com o Yahoo! em 2007, o
Myspace foi avaliado em 12 bilhões de dólares.
Declínio:
2008-2012
Em 19
de Abril de 2008, o Facebook ultrapassou o Myspace no Alexa rankings. Desde
então que o Myspace tem sofrido uma contínua perda de adesão e há vários
factores que têm sido citados pelos usuários que como adolescentes eram a maior
audiência da rede social em 2006 e 2007, passaram a utilizar o Facebook. Um deles
foi o facto de que ele ficou preso a uma "estratégia "de construir
uma audiência em torno de entretenimento e música, enquanto Facebook (com a
compra do Instagram) e Twitter (com a compra da plataforma musical We Are
Hunted) lançaram continuamente novos recursos para melhorar a experiência de
rede social. Outro deles foi o facto de ter colocado no site, ainda mais
anúncios publicitários, o que fez com que se tornasse lento e mais difícil de
usar enquanto que com o seu rival Facebook, acontecia o contrário. Um dos
problemas com que o MySpace se deparou foi ter criado um grande leque de produtos
mas de baixa qualidade, produtos esses onde se encontravam falhas
frequentemente e eram lentos, daí terem nota negativa em alguns testes
realizados. Para além disso, o MySpace teve problemas
particulares com o vandalismo, phishing, malware e spam que ele não conseguiu
reduzir, fazendo com que o local parece desprotegido.
O Myspace
tentou redefinir-se como um site de entretenimento social, focando-se mais em
música, filmes, celebridades e TV, em vez de se focar no conceito de rede
social. Este também desenvolveu um linkup com o Facebook, que permitiria a músicos
e bandas gerenciar seus perfis do Facebook. O CEO Mike Jones acabou dizendo que
o Myspace agora é uma "oferta complementar" ao Facebook e "não é mais um rival".
Em Março de 2011, os dados de pesquisa de
mercado divulgados pela comScore sugeriam que o Myspace tinha perdido entre 63
a 95 milhões de usuários no ano anterior. No final de fevereiro de 2011, a News
Corporation colocou oficialmente o site para a venda, que foi estimado que
valesse entre 50-200 milhões de dólares.
Em Junho
de 2009, a rede social em decadência contava com cerca de 1.600 funcionários.
Desde então, a empresa passou por várias fases de demissões e até Junho de
2011, Myspace o número de funcionários foi reduzido para cerca de 200.
Em 29
de Junho de 2011, o MySpace anunciou aos parceiros por e-mail que tinha sido
adquirida pela Specific Media mas não revelou a quantia. Isso foi revelado pela
CNN que informou que o Myspace teria sido vendido por 35 milhões de dólares, "muito
menos do que os 580 milhões de dólares que a News Corporation pagou em 2005”. Rupert
Murdoch passou a chamar a compra do Myspace um “enorme erro”.
O
novo MySpace
A 24 de Setembro de
2012, um dos donos, nomeadamente Justin Timberlake, twittou um link para um
vídeo mostrando um Myspace com um novo layout que é apelidado de "new
Myspace".
Durante
os meses seguintes, o novo MySpace começou sua fase de testes beta fechado para
new.myspace.com. No novo site pode.-se inscrever quer pelo método clássico do
MySpace, que por Facebook ou mesmo Twitter. A principal característica do novo
Myspace é um "Tipo de Pesquisa" onde o usuário começa a
digitar e um ecrã de pesquisa aparece com os assuntos mais relevantes para essa
pesquisa. O layout geral do Novo Myspace é um estilo de rolagem lateral, onde
os usuários se deslocam para os lados, em vez de para cima e para baixo. Por
volta da meia-noite de Domingo, 13 de Janeiro de 2013, o novo Myspace entrou na
sua fase beta aberta.
Grupo 16
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