segunda-feira, 1 de abril de 2013

Segmentação, Posicionamento e Diferenciação

 

Casos Práticos:
SEGMENTAÇÃO: Por exemplo a Peugeot fabrica carros das três gamas:
- O Peugeot 508 RXH, de uma gama mais alta para pessoas com altos rendimentos;

 - O Peugeot 308, de uma gama média para pessoas com rendimentos médios;

 - O Peugeot 107 de uma gama baixa para rendimentos mais pequenos.


Neste caso o critério utilizado para dividir o mercado é o rendimento, uma vez que estamos perante uma segmentação por preços.


POSICIONAMENTO: A imagem na mente do consumidor; por exemplo a Smart posicionou-se no mercado automóvel como sendo um veículo prático, e fácil de estacionar.

DIFERENCIAÇÃO: É a distinção de um produto ou serviço dos seus concorrentes.
- A BMW é um exemplo de diferenciação pela qualidade de desempenho, é um carro caro? Sim, mas tem um desempenho superior; o desempenho aumenta o preço, por isso é que um carro de fórmula 1 é mais caro que um BMW. A concorrência pode apresentar um carro com preço inferior, mas o seu desempenho também o será.
- Já a Volvo diferencia-se pela confiabilidade, pois o seu nome é quase como sinónimo de segurança, a Volvo fabrica os veículos mais seguros e confiáveis ​​do mundo. 
 
 


 Grupo 9



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.