sexta-feira, 12 de abril de 2013

“Com menos dinheiro, há mais publicidade inovadora a conquistar os consumidores.”





Na conjuntura atual de crise económica a redução orçamental na publicidade é uma tendência incontornável.

Cada vez mais as empresas têm de ser criativas para se diferenciar tanto nos seus produtos como também na forma como lança a sua publicidade.

É difícil entrar no mercado mas é ainda mais difícil sobreviver nele, enfrentando desafios constantes na procura de soluções menos dispendiosas em suportes publicitários.
Um orçamento reduzido traz vários condicionantes mas vendo esta vertente de um lado positivo ela cria um desafio ao ser humano. Estimula a sua criatividade publicitária, leva assim a que haja um foco para o marketing sustentável.

Se consideramos a ótica publicitária, Roberto Menna Barreto diz que a “criatividade é sinónimo de solução de problema” e “criatividade em propaganda é o que persuade contingentes humanos – público, mercado – sobre os valores de um mercado, um serviço, ou meramente um produto de vista”. Considerando então a criatividade como ferramenta fundamental do exercício da profissão publicitaria e na conjuntura atual os próprios departamentos e agências de marketing têm que ser autênticos laboratórios de ideias inovadoras que se destaquem na sociedade exigente.

Não querendo dar destaque a grandes grupos com grande poder económico apenas partilho uma notícia publicada no jornal Público em que as empresas de nome Renova e Forretas se distinguem pela sua originalidade low cost.

No caso da Renova aplicou um cartaz de publicidade no metro, local de passagem e paragem de milhares de pessoas, transformando-o em ponto de venda, devido à aplicação da tecnologia QR Code (compra por telefone).

O cartaz extensamente afixado consiste na capacidade de reter e recordar com precisão uma série de estímulos apresentados visualmente. Porém naquele tempo de espera, podem torna-lo útil fazendo uma compra mobile.

A empresa Forretas consegue chegar ao número de identificação bancária através do desenvolvimento de um algoritmo, onde transferiu um cêntimo para 100 mil contas. Esta iniciativa teve um orçamento global de 2 000€. O facto de o nome da empresa aparecer no descritivo do extrato bancário das 100 mil pessoas gerou curiosidade, e já para não falar nos comentários e notícias que gera à volta desta vertente.

Este tipo de publicidade torna-se económico marcando diferenciação entre as outras empresas existentes no mercado.
                                                                                                                    
http://www.publico.pt/economia/noticia/com-menos-dinheiro-ha-mais-publicidade-inovadora-a-conquistar-os-consumidores-1534573

                                                                                                                        Grupo: XIV

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