Na conjuntura atual de
crise económica a redução orçamental na publicidade é uma tendência
incontornável.
Cada vez mais as empresas
têm de ser criativas para se diferenciar tanto nos seus produtos como também na
forma como lança a sua publicidade.
É difícil entrar no mercado
mas é ainda mais difícil sobreviver nele, enfrentando desafios constantes na
procura de soluções menos dispendiosas em suportes publicitários.
Um orçamento reduzido traz
vários condicionantes mas vendo esta vertente de um lado positivo ela cria um
desafio ao ser humano. Estimula a sua criatividade publicitária, leva assim a que
haja um foco para o marketing sustentável.
Se consideramos a ótica publicitária,
Roberto Menna Barreto diz que a “criatividade é sinónimo de solução de
problema” e “criatividade em propaganda é o que persuade contingentes humanos –
público, mercado – sobre os valores de um mercado, um serviço, ou meramente um
produto de vista”. Considerando então a criatividade como ferramenta fundamental
do exercício da profissão publicitaria e na conjuntura atual os próprios
departamentos e agências de marketing têm que ser autênticos laboratórios de
ideias inovadoras que se destaquem na sociedade exigente.
Não querendo dar destaque a
grandes grupos com grande poder económico apenas partilho uma notícia publicada
no jornal Público em que as empresas de nome Renova e Forretas se distinguem
pela sua originalidade low cost.
No caso da Renova aplicou um
cartaz de publicidade no metro, local de passagem e paragem de milhares de
pessoas, transformando-o em ponto de venda, devido à aplicação da tecnologia QR
Code (compra por telefone).
O cartaz extensamente
afixado consiste na capacidade de reter e recordar com precisão uma série de
estímulos apresentados visualmente. Porém naquele tempo de espera, podem
torna-lo útil fazendo uma compra mobile.
A empresa Forretas consegue
chegar ao número de identificação bancária através do desenvolvimento de um algoritmo,
onde transferiu um cêntimo para 100 mil contas. Esta iniciativa teve um
orçamento global de 2 000€. O facto de o nome da empresa aparecer no descritivo
do extrato bancário das 100 mil pessoas gerou curiosidade, e já para não falar
nos comentários e notícias que gera à volta desta vertente.
Este
tipo de publicidade torna-se económico marcando diferenciação entre as outras
empresas existentes no mercado.
Grupo: XIV
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.