sexta-feira, 12 de abril de 2013

Marketing - Branding e Posicionamento de Marca



“A marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los dos concorrentes.”



 kotler(1998)




Definir o posicionamento de uma marca é um dos maiores desafios no desenvolvimento de um negócio ou da actividade de uma organização, sendo vital para o seu sucesso. A Marca representa a sua empresa e identifica o seu produto perante o consumidor.
Os elementos estratégicos são a génese da identidade, estabelecendo as bases para o desenvolvimento das componentes operacionais, como nome, logótipo, cores, fonte, comportamento, etc. Da sua originalidade e singularidade nasce uma marca com uma proposta de valor clara e diferenciado
Posicionar uma marca é nada mais do que manipular a mente do consumidor em favor daquele produto/marca, é mostrar que estamos à frente da concorrência e que a necessidade de se ter aquele produto lhe trará primeiramente benefícios, benefícios que nenhum outro produto/marca lhe trará, é criar a vontade de ter e de se beneficiar, é atingir o lado emocional a ponto dele sentir verdadeiramente a necessidade de comprar e de se sentir bem com aquela compra.
Cada marca tal como cada individuo e cada negócio, tem uma personalidade única, não podendo existir duas marcas que possam ter a mesma personalidade.
  Sabemos que o cliente é movido pelo sentido emocional para comprar, e pelo impulso de ver algo novo no mercado que poderá trazer-lhe status, ou qualquer outra qualidade que mexa com o seu lado emocional, mas é importante ressaltar que o consumidor precisa ser manipulado, no entanto, não deverá ser enganado, já que como consequência disso o consumidor poderá não voltar a comprar aquela marca.
Uma marca deve conseguir alcançar confiança do cliente, já que hoje em dia este termo desempenha um papel cada vez mais importante na fidelização do cliente, pois estes que se encontram fiéis a determinada marca normalmente são menos sensíveis aos preços, tornam-se defensores da mesma, além de criarem um elo emocional à dita marca.
                                                                                                                          grupo 17

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.